Acompanhe nossas redes sociais

07 DE SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O dia 07 de setembro é comemorado todos os anos em nosso país como o dia da independência, isto é, o dia em que o Brasil colocou fim aos laços coloniais que existiam entre ele e Portugal. O processo de independência brasileiro aconteceu de maneira paralela aos movimentos de independência que eclodiram nas ex-colônias espanholas.

O principal catalizador da Independência do Brasil, ocorrida em 1822, foi a transferência da corte portuguesa para o país, que aconteceu na virada de 1807 para 1808, no período que ficou conhecido como "Joanino". Com a chegada de D. João e da família real portuguesa ao Brasil, deu-se uma série de mudanças, como a abertura dos portos, a autorização para que os comerciantes negociassem com os ingleses, a instalação de bibliotecas e museus como forma de incentivo à cultura, o desenvolvimento de uma incipiente imprensa, entre outras.

Esse processo teve como um de seus personagens centrais Pedro de Alcântara, também conhecido, após sua coroação, como D. Pedro I. Outros personagens centrais desse contexto histórico foram D. Maria Leopoldina, à época princesa regente, e José Bonifácio de Andrada e Silva, conselheiro de D. Pedro e um dos grandes articuladores da nossa independência.

07 de Setembro atualmente

O Desfile Cívico do Dia da Independência deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios em Brasília, segundo previsão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que organiza o evento deste ano ao lado do Ministério da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Previsto para iniciar-se às 9h, o desfile terá como como slogan "Democracia, Soberania e União".

Mais enxuto que nos anos anteriores, o desfile tem previsão de durar cerca de duas horas. Entre outras atrações, terá a execução do Hino Nacional, a passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves, a apresentação de escolas públicas do Distrito Federal e de profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições. O ponto alto fica por conta do tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.

Cerca de 200 autoridades e convidados são esperados na tribuna de honra da presidência, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. Em 2023, de acordo com o titular da Secom, Paulo Pimenta, haverá também quatro eixos temáticos durante o desfile: “Paz e Soberania”; “Ciência e Tecnologia”; “Saúde e Vacinação”; e “Defesa da Amazônia”.

Publicado em: 31 de agosto de 2023

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara