Acompanhe nossas redes sociais

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS

Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil foi instituído em 1924, quando o Deputado Federal Galdino do Valle Filho propôs a criação de um dia que homenageasse as crianças. Assim, no governo do Presidente Arthur Bernardes, foi criado o Dia Nacional da Criança, por meio do Decreto nº 4.867, de 05 de novembro de 1924.

A escolha da data se deu em virtude da realização do Congresso Sul-Americano da Criança, sediado pelo Rio de Janeiro em outubro de 1923. Na mesma data, também é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e, por esse motivo, é feriado em todo o país.

A data, apesar de oficializada em 1924, não tinha muito impacto, até que, como resultado de uma brilhante ação de marketing, tudo mudou. Em 1955, a empresa de fabricação de brinquedos e artigos infantis “Estrela” lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto", para celebrar o Dia das Crianças e alavancar as vendas de brinquedos.

No ano seguinte, fizeram uma parceria com a multinacional Johnson & Johnson, que endossou a campanha com o concurso "Bebê Johnson". Nele, os pais enviavam fotos de seus filhos pequenos (6 meses a 2 anos), concorriam a um prêmio em dinheiro, e as crianças tornavam-se modelos em jornais e revistas.

Assim, a data ganhou grande relevância para o setor comercial de artigos infantis e para a economia como um todo.

Além das tradicionais festividades e presentes, vale ressaltar que a data tem como objetivo celebrar a infância e a proteção dos direitos fundamentais das crianças, bem como debater questões relacionadas à educação, saúde e desenvolvimento da criança.

Publicado em: 03 de outubro de 2023

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara